terça-feira, 18 de setembro de 2012

Encurtamento muscular.

garota alongando os quadrisOs exames que fiz devido as dores no glúteo não evidenciaram nenhuma lesão. Depois de uma minuciosa avaliação, foi observado encurtamento da musculatura ântero posterior, provávelmente devido ao fato de ficar boa parte do dia sentada e também não alongar de maneira correta depois da corrida. A musculatura dos ombros também esta bastante encurtada, apesar de ainda não ter sentido dores ou tensão nessa região. 
Tais encurtamentos, em grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, estão provocando desvios posturais.
Confesso que vinha deixando bastante a desejar com relação aos alongamentos, pois na maioria das vezes ou já estava muito cansada depois dos treinos ou com pressa.
Fui encaminhada para uma fisioterapeuta que realizou sessões de osteopatia, o que literalmente tirou a dor que eu sentia com a mão. Também me passou dicas e  posturas de alongamento. Algumas posições são bem desconfortáveis , pois os grupos musculares acometidos vão precisar no momento de longo tempo de permanência em alongamento e também ultrapassar o limite estático dos tecidos para suprir o encurtamento. Ou seja, dói e requer tempo. 
Apesar de não gostar, estou me esforçando para fazer tudo direitinho.Tenho esperança, que com o tempo, ocorra o mesmo que os exercícios de  fortalecimento muscular que odiava fazer,  mas que agora já fazem parte da minha rotina. 
Ainda terei algumas sessões de RPG pela frente. Tratamento fisioterapêutico que é um método de alongamento muscular ativo usado em alterações posturais.
Tudo por amor a corrida!

15 comentários:

  1. Alessandra,
    O bom disso tudo é que ouvistes teu corpo e fostes verificar o que estava acontecendo. Agora é fazer o que estás te propondo, e teus resultados serão permanentes. O corpo começa a ser exigido cada vez mais com a tua evolução. E convenhamos, estás evoluindo de forma incrível.
    Ficará tudo bem, tenho certeza disso.
    Um beijo!
    Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid!
      Com certeza só o aumento na intensidade dos treinos já nos torna mais suscetíveis a lesões, então melhor não facilitar.
      BJS!!

      Excluir
  2. Olá Alessandra.
    Ainda bem que vcê procurou ajuda a tempo.
    Logo logo voce estará esticada e pronta para os desafios.
    Grande abraço

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz!
      Segundo o especialista que procurei músculo tenso e alterações posturais são sinônimo de lesão. Isso foi o suficiente para me convencer a seguir as orientações sem titubear, rsrs.
      O que eu menos quero no momento é ter de ficar longe da corrida.
      Abraços!


      Excluir
  3. Oi, Alessandra.
    Não é fácil manter a risco o que tanto médicos especialistas, fisioterapeutas e educadores físicos "prescrevem" pra gente. Mas, uma coisa é certa, é para o seu bem. Quanto mais você tiver disciplina mais rápida a sua recuperação. Vai valer a pena.
    Beijos, querida.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena!
      Vc tem toda razão. No início parece meio complicado incorporar estas orientações. Mas é importante lembrar que na rotina de treinamento, não é suficiente apenas correr e correr. Na busca de uma melhor performance e procurando minimizar ao máximo o risco de lesões, não podemos esquecer da flexibilidade e da força muscular.
      Só o fato de não ter voltado a sentir dores já faz com que esteja valendo a pena o "sacrifício", rsrs.

      Excluir
  4. Alessandra,
    Essas coisas fazem parte da vida de corredora e pra nos mantermos correndo bem temos que passar por isso com disciplina e você está fazendo direitinho. Rapidinho isso acaba e você estará 100%.
    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Várias orientações terei que gostando ou não incorporar a minha rotina. Mas vc disse tudo...disciplina é fundamental.
      BJS!!!

      Excluir
  5. pelo menos cê já tá tratando!
    não sou de alongar... às vezes, mui raramente, eu alongo, mas só quando as pernas estão muito travadas mesmo... fico me confiando na minha flexibilidade e vou deixando pra lá...

    melhoras, Alessandra!
    e força aí no tratamento!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!
      Eu já tinha problemas com flexibilidade antes de começar a correr. Faço uso direto de salto muuuito alto, fico bastante tempo sentada(e com má postura, rsrs).O fato de negligenciar os alongamentos depois da corrida foi o estopim para as dores aparecerem.
      Continuo achando tudo muito chato... tenho dificuldade e pouca paciência(rsrs)para manter as posturas, mas estou me esforçando ao máximo. Pois só o fato de não ter voltado a sentir dores já me deixa no lucro.
      BJS!!

      Excluir
  6. Tudo por amor à corrida e à você!! ;)
    bjocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Ale, tive Síndrome do Trato Iliotibial, que tbm é um encurtamento por falta de alongamento.
    Após 10 sessões de fisio, alongamentos e exercícios de fortalecimento estou de volta.
    Boa recuperação e tenha calma!
    Diego
    http://correrparacrer.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Tenho esas mesmas dores nos glúteo,tem época que doe e época que não, vai de um lado para o outro, fisioterapia ajudou, mas não sumiu, queria muito a cura, não sei oque fazer.

    ResponderExcluir
  9. Tenho esas mesmas dores nos glúteo,tem época que doe e época que não, vai de um lado para o outro, fisioterapia ajudou, mas não sumiu, queria muito a cura, não sei oque fazer.

    ResponderExcluir