segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Recuperação pós treinos longos...

  Adoro treinos longos. Não só pelo desafio, ou por exigirem maior resistência física, como por toda preparação que os antecede. Gosto de ficar procurando percusos, me organizar quanto a suplementação e hidratação.
  No sábado passado(22/09), foram 24 kms. Mais da metade do trajeto feito em estrada de chão, com direito a piso bastante irregular, cheio de pedregulhos e buracos, e muuitíssimas ladeiras. Apesar do trajeto difícil o treino voou... o percurso era muito bonito. Fui acompanhada de mais três amigos, a conversa animada fez com que me mantivesse motivada o tempo todo e só senti um pouco mais de cansaço nos 3 últimos kms.
  Neste sábado (29/09), foram 25,5Kms. Desta vez, fui sozinha. Montei o trajeto com antecedência pela Webrun. Percurso em asfalto, com algumas subidas, mas mais tranquilo que o anterior. Como trajeto era mais fácil, planejei fazer num ritmo mais forte, em cerca de no máximo 5'30 por km.
  Esse longo muito mais que testar meu condicionamento físico, testou foi a minha tolerância mental, rsrsrs. Não é fácil permanecer motivada durante mais de 2h. percorrendo trajetos conhecidos, embaixo de uma forte chuva gelada. Talvez por estar sozinha e um pouco entediada, o cansaço chegou mais rápido. Com 18 kms já estava afim de dar meia volta e ir para casa. Mas sou muito cabeça dura, depois que me organizo para algo, só desisto se não tiver mesmo jeito.
  Parei um pouco...caminhei cerca de uma quadra... tomei mais um gel... procurei mentalizar o quanto ia me sentir feliz se conseguisse concluir o trajeto. Tinha dividido ele, na minha cabeça, em seis partes e pensava " agora faltam menos de DUAS!!!".
  Na tática do só mais um pouquinho, só mais um passinho... consegui concluir! Fiquei orgulhosa de mim, rsrsr.
  No outro dia, mesmo embuida de disposição, não consegui sair para correr, minha panturrilha direita doía, e achei melhor não forçar. Fiz gelo e realizei uma caminhada leve objetivando acelerar o processo de recuperação.
 Hoje fiz uma sessão de acupuntura, que já havia realizado em outras ocasiões e que ajuda a amenizar bastante as dores. Sem contar que continuo na "tortura" dos alongamentos ( como queria ser a mulher elástico, rsrsrs)

 Na semana anterior, depois do treino longo, não precisei reduzir meu volume de treino que esta em torno de 60kms, mas desta vez como senti mais, vou TENTAR pisar no freio até estar de fato "zerada".
  Nessas horas fico pensando na Rosália e na Elis com seus invejáveis volumes de treino...sei que não devo ser tão afoita. Com calma chego lá.
  Então DEUS dai-me paciência para ser comedida e principalmente livrai-me das lesões! rsrsrs

8 comentários:

  1. Parabéns Alessndra.

    Realmente é um teste e no seu caso uma baita vitória mental ficar rodando sozinha por tanto tempo em ocndições desfavoráveis.

    Fiquei feliz com sua história.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz!
      É incrível como a gente vai do céu ao inferno num mesmo treino, rsrs.
      Nesse treino percebi que além de treinar o corpo é preciso treinar a mente para vencer os obstáculos.
      Abraços!

      Excluir
  2. heeee, parabéns!!!
    super treinos!

    os longos são meus treinos prediletos:)
    eu costumava dizer que treinava durante a semana pra ter perna pros longões no sábado:)
    e gosto de fazer assim, como você faz: pesquisar, me planejar e partir pra explorar:)
    é legal ir sozinha, porque nas corridas ficamos geralmente sozinhas, principalmente nas maratonas e outras distâncias fora do asfalto...
    é importante pro nosso amadurecimento esse momento de enfrentar sozinha o cansaço e a vontade de simplesmente parar!

    mas a minha quilometragem nem se compara com a da Rosália, assim como minha velocidade não chega nem perto da sua:)

    você vai longe, Alessandra!

    parabéns!

    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!
      Não adianta... a verdade é que quando eu crescer quero ser como vc, rsrs.
      Beijos e obrigada pela força!

      Excluir
  3. É nos longões que lapidamos nosso corpo...

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fábio!
    Vc tem razão. Esses treinos são essenciais porque permitem ao nosso corpo adaptar-se ao estresse de correr distancia cada vez maiores.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Alessandra,
    parabéns pela força e determinação. Você foi forte e conseguiu.
    Beijão

    ResponderExcluir