sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Impacto Fêmoro-acetabular.

Depois do último treino longo eu sabia que algo não ia bem.
As dores no glúteo voltaram...parecia que a cada dia uma dor nova surgia...dor na virilha, lateral do quadril...
Fiz repouso, acupuntura, diminui drasticamente o volume de treinos e nada das dores largarem do meu pé.
Não bastasse tudo isso,comecei a perceber que estava perdendo a amplitude do movimento das pernas, mesmo focando nos alongamentos. A fisioterapeuta suspendeu os alongamentos e encaminhou novamente para o ortopedista. Primeiro ele levantou a hipótese de que pudesse ser uma hérnia de disco, pois num RX anterior havia uma pequena alteração no espaço entre as vértebras L5 e S1.
Lá fui eu fazer ressonância magnética. Até vir o resultado, fiquei numa angústia só. Quando peguei o exame e vi que não havia nenhuma alteração fiquei tão feliz, que até cheguei acreditar  que o médico diria que estava tudo bem, e que era... sei lá...psicológico???? Rsrsrs.
Minha felicidade durou pouco... o exame da coluna de fato não evidenciava nenhum problema, mas então descartado problema na coluna o médico afirmou que deveria ser uma alteração no quadril e me encaminhou para um colega da mesma equipe médica. Outro ortopedista especializado em quadril e artroscopia.
A essa altura já haviam se passado quase duas semanas, uma infinidade de exames, uma série de reconsultas e nenhuma solução. Eu só pensando no quanto havia sido suado alcançar o condicionamento em que estava, e agora aquilo tudo rapidamente se perdendo...
Na consulta com o novo médico, ele que já estava a par da minha via crucis nas últimas semanas. Olhou minunciosamente os exames, realizou várias manobras no quadril e afirmou que se trata de "Impacto fêmoro-acetabular". É um problema congênito. No meu caso a cabeça do fêmur direito ao invés de ser esférica é um pouco mais ovalada de um dos lados, isso resulta num impacto entre a cabeça do fêmur e o acetábulo (borda da bacia).
 Durante atividades de impacto ocorre a colisão entre as estruturas, o que  leva ao destacamento da cartilagem que recobre o acetábulo e à lesão de sua borda fibro-cartilaginosa, que é o labrum.





O destacamento da cartilagem parece com o de um carpete solto, e é irreversível ou seja, uma vez que a cartilagem está danificada, não há como repará-la. Cerca de 80% dos casos de artrose no quadril são provinientes desse tipo de alteração.
No meu caso, o Rx não evidência alterações na cartilagem, e por isso o diagnóstico foi tão complicado, no entanto, o médico relatou que devido ao meu quadro geral, provavelmente houve lesão no labrum com estravasamento do líquido sinovial que lubrica a articulação, o que vem causando processos inflamatórios.
Diante das minhas perguntas e provávelmente já "alertado" pelo médico anterior ele disse que eu fosse "reduzindo ao máximo" as corridas. E em determinado momento comentou "Talvez fosse bom  começar a pensar na possibilidade de praticar outra atividade física. Isso é muito difícil para vc?" SIM! SIM! SIM!!!! nem sei se  disse a ele tantos sins...ou se eles soavam mesmo eram dentro da minha cabeça.
Falamos em  artroscopia que um método usado para "corrigir" a cabeça do fêmur. Mas primeiro é  preciso estudar a situação da articulação ( vou realizar, nova ressonância, desta vez do quadril) e acabar com as dores (prescreveu anti-inflamatório, relaxante muscular e fisioterapia). 
Alertou que  a artroscopia é feita só em último caso e que, mesmo assim, não há garantias de que se poderá praticar uma atividade de impacto.
A fisioterapeuta, alguns dias atrás, já havia me alertado sobre a possibilidade de ser este o problema, inclusive comentou que foi esta alteração que fez com que o Guga abandonasse precocemente o tênis. Até olhei alguma coisa na internet, mas não me identifiquei... Agora só vou encontra-la na semana que vem...fiz "trocentas" peguntas ao médico, mas depois de ler um pouco a respeito do assunto tenho mais um milhão de outras questões.
Ressonância do quadril agendada para segunda-feira... leva alguns dias para ficar pronto o resultado... reconsulta sexta-feira.
Paciência é o que preciso ter até lá...  pena que além do meu "defeito congênito no fêmur" eu também tenha nascido sem praticamente NADA de paciência, rsrsrs.
 
 
 
 
 

17 comentários:

  1. Alessandra,
    Esse tempo parado é muito chato! mas vai ter jeito. Parar de correr nunca é a solução! você já discutiu com o médico a possibilidade de reforçar a musculatura com peso?

    Hoje em dia só me consulto com médico especializado na área esportiva. Os que não são dão como primeira sugestão para melhorar parar de correr! Já tive tudo quanto é contusão possível e sei que posso continuar correndo. Para mim o reforço muscular foi muito importante. Descobri que tinha uma fraqueza que acabava sobrecarregando o corpo.

    Melhoras!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio!
      Cheguei sim comentar sobre reforço muscular... ele não pareceu muito animado. Resolvi não insistir por que pretendo conversar melhor sobre isso com a fisioterapeuta.
      Aqui na minha região não é muito fácil encontrar um médico na àrea esportiva,mas estou pesquisando, por que vc tem toda razão o médico com quem havia me consultado anteriormente também teve a mesma reação de pedir que parasse de correr.
      Obrigada pela força!
      Abraços!

      Excluir
  2. tô com o Sérgio;)

    olha, eu tava lá me arrastando na maratona de Foz e comecei a bater papo com um senhor que corria a meu lado... ele me disse que tinha um problema nas articulações, tipo uma artrose, se eu não me engano, e que um médico tinha dito pra ele que não dava 6 meses pra ele estar praticamente numa cadeira de rodas... aí eu perguntei: e isso foi há quanto tempo? há dez anos, ele me respondeu... e o senhor lá, correndo mais uma maratona;)

    acho que é legal procurar a opinião de um médico da área esportiva... porque os outros geralmente sugerem parar de correr, praticar outro esporte...

    e isso que você tem, não encara como defeito... encara como uma característica de seu corpo;)
    e eu tô aqui pensando: se algumas pessoas conseguem correr sem ter perna, por que é que você vai parar de correr só porque tem uma cabeça de fêmur diferente? ;)

    eu já li montes de matérias dizendo que deep running funciona muito bem pra manter o condicionamento...
    não experimentei porque não tinha piscina disponível...
    mas pesquisa... é zero impacto... enquanto você melhora aí do quadril e fortalece a região, mantém o condicionamento;)

    tô na torcida por você!
    e imagino a agonia pra saber logo o resultado dessa ressonância no quadril...
    se fosse eu, tava subindo pelas paredes:)

    beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!
      Essa história que vc contou me trouxe um ânimo incrível... tem toda razão, há uma infinidade de pessoas que enfrentam situações muito mais adversas e conseguem.
      Obrigada pela dica do depp running.
      Mas obrigada mesmo pelo apoio e incentivo.
      Quando li seu comentário e o do Sérgio pensei era isso que eu precisava...ouvir pessoas que sentem tanto prazer quanto eu em correr!
      BJS!!!

      Excluir
  3. Alê,
    Como corredora e sua leitora estou aqui tentando imaginar sua angustia. Estaria super ansiosa no seu lugar, mas tente ser um pouquinho mais paciente. Não é fácil. Sérgio e Elis falaram tudo. Tud tem solução. Eu tenho fé e estarei na torcida para que tudo se resolva.
    super beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Obrigada pela força e pelo pensamento positivo,esta sendo muito importante pra mim.
      BJS!!!

      Excluir
  4. Oi, Alê.

    Tratamento com acupuntura é ótimo. Aliado com fisio tem tudo para ficar boa logo. Aproveite o tempo sem treino para fazer uma atividade com a família. Parece fácil falar quando não é com a gente, mas estou na torcida pela sua melhora.
    Força, amiga!
    Beijos
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @correndodebem

    ResponderExcluir
  5. Oi Helena!
    Faço acupuntura a bastante tempo e de fato é excelente! A fisioterapeuta que vem me atendendo também é ótima e tenho certeza de que vai me ajudar muito. Estou tentado preencher minha rotina com outras atividades, mas de fato não é fácil...minha imunidade baixou nestes dias,e meu humor também não é o mesmo.
    Mas escrever este post e ler as opiniões e dicas de quem também ama correr, me trouxe positividade.
    Bjs e obrigada pela força.

    ResponderExcluir
  6. Alessandra, descobri a pouco que tenho o mesmo problema no quadril, e do mesmo lado que o seu. Sou apaixonado por futebol e corrida, mas resolvi parar um pouco, e realizar a artroscopia, já que a minha mobilidade está muito afetada.

    ResponderExcluir
  7. Alessandra,

    Descobri a 2 meses que tenho o mesmo problema que você. O meu diagnóstico foi complicado, só depois de uma ressonância magnética na bacia.

    Antes eu vinha de um estiramento muscular no quadríceps e virilha direita resultante das corridas e de futebol. Tratei e o médico disse que estava bom, me liberou para as atividades e agravou para uma osteíte púbica identificada em um raio-x por outro ortopedista.

    Parei todas as atividades fisícas - meu condicionamento está deplorável rsrsrs - e iniciei o tratamento com gelo e fisioterapia. Foram aproximadamente 50 sessões para o púbis, quadris e lombar.

    Na lombar tenho um leve desvio de postura que já está sendo corrigido com RPG , que eu recomendo fortemente. As dores ciáticas estão indo embora com uma velocidade incrível! Cheguei a perder a estabilidade, equilibrio, força na musculatura afetada, inclusive mancava.

    Com os alongamentos e caminhadas, estou retomando tudo citado acima. As vezes é bom dar uma parada para reestabelecer novamente as funções do corpo em sua plenitude, embora seja complicado para nós atletas abdicarmos dos nossos esportes.

    Como foi a sua recuperação ? Levou quanto tempo ?

    ResponderExcluir
  8. Amigo li seu depoimento, estou na mesma situação, jogava minha bolinha direto e agora o quadril perdeu sua amplitude, pra fazer rotação e abdução, muitos estalos com dor. Pelo que ouvi de outros medicos , o cara pra fazer essa artroscopia do quadril tem q ser fera senao pode ate agravar a situação. Estou na procura desse Doutor, se souber de alguem me avise no email....Abrçoos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ale!!! Como foi sua recuperação? O t vc fez? Estou há 3 meses cuidando disso, meu médico é esportivo. Nunca falou que não vou correr, só pediu para parar por ora. Tenho dos dois lados, mas a dor é bem mais intensa do lado direito. Estou fazendo natação, caminhada, pilates e rpg, e ainda estou com tendinite no gluteo. .. mas vou melhorar!!! E vc como está? Curou?

    ResponderExcluir
  10. Alessandra como vc está atualmente? Estou com o mesmo problema e o conflito de ter que parar tudo que faço... Corrida, musculação...

    ResponderExcluir
  11. Olá Alessandra. Muito legal seu blog. Também estou escrevendo o meu contando minha experiência antes e depois da artroscopia de quadril. Espero que possa ajudar com as dúvidas de todos que tem o mesmo problema.
    http://impactofemoroacetabular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. B dia bira! E hoje como vc esta, depois da cirurgia.. ? Vida normal? Faz todas suas atividades? Vou operar também infelizmente.. caso fique mais fácil o contato. 019997567768. Será de grande ajuda.. abcs

      Excluir
  12. Olá, Alessandra. Como está o seu tratamento em relação ao Impacto Femoroacetabular? Fez cirurgia?
    Temoa um grupo no WhatsApp que discutimos o assunto. Se desejar interagir ou alguém mais que queria interagir a respeito desse assunto, entre em contato (81)9.7907-3000 Rafael.

    ResponderExcluir
  13. boa tarde sou Fabricia Cancelier fiz essa cirugia do impacto femuro acetabular em março desse ano e ainda não melhorei tenho muitas dores ... gostara muito de interagir com alguem que fez ... p pedir dicas uma ajuda ... tentei adicionar esse telefone do Rafael mas não consegui se puderem me adicionar neste grupo ficaria muito feliz Fabricia (48-9-84044143) obrigada desde já.

    ResponderExcluir